“Mais do que qualquer coisa, precisamos dar oportunidades a quem quer fazer de suas próprias iniciativas, ações que transformam suas vidas e a dos outros.”
Ricardo Laurino – Presidente da SVB
O Programa Semeando foi desenvolvido com o propósito de incentivar iniciativas locais que apoiam a disseminação da alimentação vegetariana estrita direcionada para grupos e/ou comunidades em situação de vulnerabilidade e/ou baixa renda, em grandes centros ou no interior do país, buscando assim popularizar o vegetarianismo/veganismo.
OBJETIVO
A SVB é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação à base de vegetais como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de campanhas, programas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo, a SVB realiza conscientização sobre os benefícios do aumento do consumo de vegetais, incluindo proteínas, e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos à base de plantas. A SVB tem como missão promover a substituição da proteína animal pela vegetal, no âmbito individual e institucional; ampliar e facilitar o acesso a produtos e serviços veganos; produzir e difundir informação de referência para profissionais, instituições, formadores de opinião e a sociedade brasileira em geral, sobre fundamentos, viabilidade e benefícios da alimentação vegetariana estrita.
EDITAL 2020/2021
O edital selecionou 5 projetos que tem como foco o desenvolvimento de atividades ou serviços que ampliem o acesso de indivíduos em áreas mais vulneráveis à uma alimentação vegetariana estrita. Os projetos escolhidos, nos termos do edital, estão sendo financiados por doadores parceiros e estão alinhados com os objetivos e finalidades da Sociedade Vegetariana Brasileira.
VEGBURGUER
A VOZ DOS INOCENTES
RAMIFICAR
ESCOLA VEG ITINERANTE
SEMEANDO SAÚDE
Voluntaria na Sociedade Vegetariana Brasileira.
Fundadora da Gato Doce, em João Pessoa. Criou a Campanha Esperança, destinando parte do faturamento a ONGs de proteção animal em João Pessoa.
Ativista e doadora da causa animal é também coach de vida e Performance.
Junto de seu marido, Eduardo, é sócio-fundadora do restaurante vegano – VegUp – localizado no Rio de Janeiro, em um dos maiores shoppings da América Latina.
Realiza ações sociais através de seu restaurante, doando quentinhas todo mês para moradores de rua.
Ativista, negra e feminista
Formada em gastronomia pela Universidade IBMR
Possui especialização no Le Cordon FI e Joia Academy MI, na Itália e também no Laurent Saudeau em São Paulo.
Atualmente é Coordenadora do Departamento de Gastronomia da SVB.
Nutricionista
Fundadora BasiCo Plant Food
Leiloeiro e formado em hotelaria.
Trouxe o grupo Matthew Kenney Cuisine ao Brasil e junto com sua esposa Daniele, construíram um hub de negócios da indústria Plant-Based.
Nutricionista
Especialista em Engenharia de Produção
Fundador e CEO da BasiCo Plant Food
Apresentador do Podcast Vegcast
Membro e ativista da SVB desde 2016
Graduado e Pós Graduado pela PUC-RS em Direito
Pós Graduado pela FGV em Gestão Empresarial
Pessoas físicas maiores de 18 anos, residentes no Brasil, exceto funcionários da SVB, voluntários que ocupam cargo na SVB, familiares de funcionários e voluntários que ocupam cargo na SVB, pessoas ligadas à comissão e organização do projeto; pessoas menores de 18 anos, projetos que tenham vínculos com algum partido político ou organizações e/ou que seus responsáveis exercem algum cargo político, pessoas/organizações que não enviarem a documentação exigida, projetos que não respeitarem o valor máximo informado de R$ 10 mil, enviando propostas acima do disponibilizado pelo Edital e pessoas/organizações que não garantirem a veracidade das informações cadastradas, enviando documentos inverídicos. Também poderão participar associações, organizações e pessoas jurídicas sem fins lucrativos, desde que respeitados os princípios da SVB e as diretrizes dispostas no edital.
Não, o processo seletivo é aberto a todos.
Inscrições encerradas. Aguarde a data do novo Edital.
Cédula de Identidade do(s) responsável(s) do projeto
Comprovante de residência do(s) responsável(s) pelo projeto
Atestado de antecedentes criminais do(s) responsável(s) pelo projeto, retirado do site da Polícia Federal
Ato constitutivo, estatuto ou contrato social atualizado e devidamente registrado (no caso de Organização Social ou Pessoa Jurídica)
Projetos que incentivem o vegetarianismo estrito em regiões com maior vulnerabilidade, que estejam dentro do orçamento estipulado no Edital 09/2020 e estejam alinhados aos objetivos e finalidades da Sociedade Vegetariana Brasileira.
Mais detalhes no item 10.1 do Edital 09/2020
O valor do apoio será disponibilizado de forma parcelada, conforme orçamento aprovado para cada projeto, por meio de transferência em conta digital aberta em nome do responsável pelo projeto ou CNPJ da instituição que tenha seu projeto contemplado.
Serão 3 meses, podendo se estender por mais 3 meses, e com valor total de 10 mil reais.