Os feijões são mundialmente reconhecidos por sua riqueza nutricional e versatilidade culinária. O que talvez poucas pessoas saibam é que eles fazem parte do grupo das leguminosas, isso mesmo, a lista inclui o feijão-preto, feijão-carioca, a lentilha, o tremoço, o grão-de-bico, a soja e outras variedades.
Além de toda versatilidade e variedade, as leguminosas são extremamente nutritivas. Em comparação com as carnes, não deixam nada a desejar. O feijão carioca, por exemplo, é uma boa fonte de proteína e, quando comparamos com outras leguminosas, a diferença será ainda maior e favorável aos feijões.
Quantidade de proteína por 100 g
Feijão-carioca
Lentilha
Ervilha
Carne de frango
Carne bovina
É importante considerar também o fator de ineficiência produtiva da cadeia de proteína animal – o que afeta diretamente o meio ambiente. Para termos uma ideia, de acordo com dados da FAO, a produção de um quilo de carne bovina produzida exige entre cinco e dez quilos de alimentos vegetais para uso como base de alimentação e pastejo dos animais. Por todas essas razões, o incentivo ao consumo de leguminosas tem o potencial de reduzir em até 35% a Pegada Ecológica relacionada à alimentação de uma pessoa residente na cidade de São Paulo, por exemplo. Isso significa menos agrotóxicos, fertilizantes e outros tipos de insumos que podem ser nocivos à vida do ser humano e dos animais.
Todas as leguminosas servem como base para tortas, massas, bolinhos e hambúrgueres. Cada uma tem seu sabor característico, porém todas têm como resultado uma textura igual.
Em nosso ebook você encontra mais informações sobre o feijão, além de dezenas de receitas, da entrada a sobremesa, com as leguminosas como ingrediente principal.
O Super Feijão e a Liga das Leguminosas são nossos aliados para incentivar as crianças a consumirem mais leguminosas no dia-a-dia.
No ebook “As Aventuras do Super Feijão” você encontra experiências, receitas e brincadeiras, tudo para aprender sobre o feijão de maneira divertida e gostosa! Pra ficar forte, coma feijão.
Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa.