O Projeto Semeando Sabores

Em 2018 a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo (SMADS) adotou o programa Semeando Sabores, uma iniciativa da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e da Humane Society International (HSI). O objetivo é proporcionar uma alimentação saborosa, balanceada, com menos gordura e sódio, como preconizado pelo Guia Alimentar da População Brasileira (2014) e que também esteja alinhada com a sustentabilidade por meio da substituição de 20% do consumo de produtos de origem animal por alimentos de origem vegetal, ricos em proteínas, fibras e vitaminas e minerais.

O processo de implementação se iniciou com um projeto piloto em 60 centros e a intenção é realizar o treinamento em todos as 1270 instituições, como os CRAS (Centros de Referência em Assistência Social), CCAS (Centros para Crianças e Adolescentes) e SAICAS (Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes). Para cada local, são seguidas três etapas: (1) Workshop de treinamento com instituições interessadas, (2) Treinamento de cozinheiros in loco pela equipe da SVB e HSI e (3) acompanhamento remoto. Ao término da implementação, o programa contemplará mais de 220 mil pessoas atendidas, servindo 11,5 milhões de refeições por ano.

Confira algumas imagens do Projeto

Baixe o ebook

Na Mídia

Centro para Crianças e Adolescentes Conosco proporciona almoço saudável para atendidos

Um almoço saudável foi ofertado para 180 crianças atendidas pelo Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Conosco, localizado na região de Parelheiros, no dia 10/02. A ação foi viabilizada através da colaboração da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).

O almoço começou a ser pensando quando o gerente do serviço, Nivaldo Félix, participou juntamente com a cozinheira Mariney Oliveira, de uma capacitação chamada “Segunda Sem Carne” (SSC) promovida pelo Espaço Público do Aprender Social (ESPASO) e pela SVB, em novembro do ano passado. A SSC faz parte do treinamento de culinária saudável da Sociedade Vegetariana Brasileira.

LEIA MAIS

Receitas

Confira abaixo algumas receitas deliciosas e sem nada de origem animal elaboradas pela Chef Myllena Salles

Kibe de ervilha

Almôndega de grão de bico

Assado de lentilha com vegetais

Escondidinho de Bolonhesa

Farofa proteica

Parceiros:

Organização:

SMADS
Endereço: R. Libero Badaró 425 – 35º andar – Centro – CEP: 01009-000 São Paulo, SP

SVB 
Michelle Letran – Campaigner – [email protected]
Renata Victoratti –  Nutricionista –  [email protected]
Endereço: Rua Anita Garibaldi, 29; conj. 1102, Sé – CEP 01018-020 – São Paulo, SP

HSI
Thayana Oliveira – Gerente de Políticas Alimentares – [email protected]
Endereço: 1255 23rd Street, NW Suite 450
Washington DC 20037