O que fazemos

SVB responde: é possível uma criança ser vegetariana?

Sim. É possível – e benéfico – ter uma alimentação vegetariana em qualquer idade.

A prática do vegetarianismo na infância é endossada por entidades internacionais como a Academia de Nutrição e Dietética Americana[1], Sociedade Canadense de Pediatria[2] e Sociedade Italiana de Nutrição Humana[3], por não terem dúvida de que, com o planejamento adequado, ela é segura.

  1. Academia de Nutrição e Dietética Americana: que dietas vegetarianas apropriadamente planejadas, incluindo dietas vegetarianas totais ou veganas, são saudáveis, nutricionalmente adequadas e podem prover benefícios à saúde na prevenção e tratamento de certas doenças. Dietas vegetarianas bem planejadas são apropriadas para indivíduos durante todos os estágios do ciclo da vida.

    Cullum-Dugan, D. and R. Pawlak, Position of the academy of nutrition and dietetics: vegetarian diets. J Acad Nutr Diet, 2015. 115(5): p. 801-10.
  2. Sociedade Canadense de Pediatria: uma dieta vegetariana bem balanceada é capaz de promover crescimento e desenvolvimento adequados a crianças e adolescentes.

    M Amit, C.P.S., Community Paediatrics Committee, Vegetarian diets in children and adolescents. Paediatrics & Child Health, Volume 15, Issue 5, 5/6 2010, Pages 303–314, 2010: p. Available in: https://doi.org/10.1093/pch/15.5.303.
  3. Sociedade Italiana de Nutrição Humana: posiciona-se a favor pois dietas vegetarianas bem planejadas que incluem uma grande variedade de alimentos vegetais, e uma fonte confiável de vitamina B12, fornecem ingestão adequada de nutrientes e as agências governamentais e organizações de saúde/nutrição devem fornecer mais recursos educacionais para ajudar os italianos a consumir dietas vegetarianas nutricionalmente adequadas.

    Agnoli, C., et al., Position paper on vegetarian diets from the working group of the Italian Society of Human Nutrition. Nutr Metab Cardiovasc Dis, 2017. 27(12): p. 1037-1052.


Baixe os Guias gratuitos em www.svb.org.br/meufilhoveg
Leia o parecer da Sociedade Vegetariana Brasileira a respeito do assunto em www.svb.org.br/parecer.

Conheça as campanhas, programas e eventos da SVB

Sem você a SVB não existe. A sua contribuição ajuda a SVB a dar andamento a campanhas e programas que impactam diretamente na vida de milhares de animais e conscientizam as pessoas para que o mundo seja um lugar mais harmonioso, ético e justo para todos os seres.

Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa.

Junte-se a nós
Sociedade Vegetariana Brasileira ©2020 Todos os direitos reservados